Modernizando e inovando os serviços da administração pública, a Prefeitura de São Vicente passou a adotar novas ferramentas de avaliação e desenvolvimento dos novos servidores, baseadas em princípios modernos de gestão de pessoas, conhecido como GTH - Gestão do Talento Humano.
O novo modelo será aplicado aos servidores que ingressarem a partir de 1º de fevereiro de 2025 no serviço público - ou seja, que estão no chamado "estágio probatório", onde são avaliados antes de serem efetivados e ganharem estabilidade. Até então, a avaliação era feita por critérios genéricos e por meio de notas numéricas, de 0 a 10, e seguia um padrão único para diferentes áreas, como saúde, segurança e educação, mesmo diante das particularidades e desafios de cada setor.
Com a mudança, a Prefeitura implanta uma nova metodologia que substitui as notas por critérios comportamentais mais objetivos e descritivos. A avaliação passa a ser realizada com as classificações Reprovável, Em desenvolvimento, Adequado e Ideal, permitindo uma análise mais clara, detalhada e alinhada à realidade das atividades desempenhadas. Além disso, esses critérios de avaliação passam a ser diferentes conforme a área de atuação do servidor, fazendo com que os critérios usados para avaliar professores seja diferente para avaliar os guardar e enfermeiros, por exemplo.
A nova metodologia amplia a transparência do processo e facilita a comunicação entre chefias e servidores, possibilitando que cada profissional compreenda com mais precisão seu desempenho e os pontos que podem ser aprimorados.
Outra novidade é a criação de um ciclo preliminar de avaliação, realizado após seis meses do ingresso do servidor. Nesse primeiro momento, não há possibilidade de reprovação. O objetivo é exclusivamente oferecer feedback, promovendo o diálogo com a chefia imediata e orientando o servidor sobre como melhorar seu desempenho ao longo do período avaliativo.
“Implementamos um modelo inovador e moderno, que foca no desenvolvimento do servidor. Queremos que ele compreenda onde está indo bem e onde, e como, pode melhorar. O foco é desenvolver talentos”, destaca o secretário de Gestão, Yuri Camara.
Estágio probatório
O estágio probatório é um mecanismo historicamente criado na Constituição Federal de 1988, a avaliação de desempenho no estágio probatório é o instrumento usado pela administração pública para acompanhar e medir, de forma objetiva, como o servidor recém-ingresso no cargo exerce suas funções durante os primeiros anos de trabalho. Essa avaliação ocorre como etapa obrigatória para a aquisição da estabilidade, reforçando a ideia de que o ingresso no cargo deve estar ligado não apenas à aprovação em concurso, mas também ao desempenho eficiente das atribuições.
Por: Luis Gomes