A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), realiza no próximo sábado, dia 20 de setembro, das 9h às 14h, a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, na Faculdade Unibr (Rua Sorocabana, 59 – Centro).
O evento, voltado ao público sem necessidade de inscrição prévia, é um marco para o município e tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre sociedade civil e poder público, fortalecendo políticas públicas que garantam e ampliem os direitos da população.
A Conferência terá como base seis eixos de debate: Enfrentamento às Violações e Retrocessos, Democracia e Participação Popular, Igualdade e Justiça Social, Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos, Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
As discussões vão abordar temas centrais como combate à discriminação, promoção da igualdade de oportunidades, fortalecimento da democracia, proteção de grupos vulneráveis e a importância da pauta ambiental como direito humano fundamental.
Antes da etapa oficial, o município realizou uma série de pré-conferências, entre os dias 13 e 18 de setembro, em diferentes espaços como SAICA, Educafro, Fundação Casa, Conselhos Municipais de Direitos e Centro POP, garantindo a escuta ampla da população e de entidades representativas.
“Este é um momento histórico para São Vicente. A Conferência consolida o compromisso da cidade com a defesa dos direitos humanos e abre caminho para construirmos, de forma coletiva, um futuro mais justo e inclusivo”, destaca o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.
Por Rafael Dias