Prêmio concedido pelo Ministério da Igualdade Racial reconhece politicas publicas vicentinas
Fortalecendo a luta contra a desigualdade social, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente (Sedhc-SV) teve suas políticas de combate à desigualdade racial reconhecidas, nesta segunda-feira (8), no aniversário de 15 anos do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), celebrado em Brasília. No evento, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial, a Cidade foi premiada com uma certificação, cuja finalidade é enaltecer administrações que desenvolvem projetos e ações voltadas ao tema.
Entre as políticas públicas que contribuíram para o reconhecimento estão ações de formação e conscientização, a Assinatura do Pacto Cidades Antirracistas com o Ministério Público de São Paulo, criação da comissão de acompanhamento das cotas, instalação da estátua de Iemanjá dos Milionários praia e realização de letramento racial gratuito para servidores.
O evento visa fomentar a promoção da cidadania e dos direitos da população negra, valorizando a diversidade étnico-racial, enfrentando o racismo estrutural e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“São Vicente foi a única do litoral paulista e uma das três em todo o Estado a receber a certificação do Ministério da Igualdade Racial. Esse reconhecimento pelas nossas ações de combate ao racismo e promoção da igualdade reafirma o compromisso da primeira cidade do Brasil com a luta do povo negro. Seguimos construindo, com responsabilidade e coragem, políticas públicas verdadeiramente antirracistas”, destaca Jackson Nunes, Secretario de Direitos Humanos e Cidadania.