Com o intuito de otimizar o trabalho dos profissionais nas unidades de saúde a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu, nesta terça-feira (5), uma capacitação teórica para a utilização do novo sistema de prontuário eletrônico (SISS) voltado aos agentes comunitários de saúde (ACSs) das áreas Continental e Insular. O Sistema já está implantado em todas as 26 unidades básicas da Cidade.
A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), em dois turnos: pela manhã com profissionais da Área Insular e à tarde com os da Área Continental. O treinamento reuniu agentes de diferentes unidades, proporcionando uma melhor compreensão do sistema que será implementado no atendimento diário. Dando ênfase na compreensão da interface, os participantes aprenderam a adicionar informações dos pacientes, registrar visitas domiciliares e realizar o controle dos atendimentos de forma mais eficiente. Além disso, foi possível sanar dúvidas e acompanhar, na prática, como realizar pesquisas e inserir dados no SISS de maneira eficaz.
O sistema será utilizado em computadores conectados à internet e também em tablets. Os dispositivos permitirão que os agentes registrem informações durante visitas domiciliares, mesmo offline, possibilitando a sincronização dos dados assim que retornarem às unidades com acesso à internet. A medida visa facilitar a atualização de cadastros e otimizar o serviço prestado.
Para Rafael Alves, agente comunitário, o treinamento contribui para a melhoria do atendimento e proporciona uma melhor experiência aos munícipes. “A estratégia do tablet com funcionamento offline vai tornar nosso trabalho na rua mais produtivo, já que podemos cadastrar as informações diretamente na casa do paciente e, em seguida, transferir esses dados para o sistema. Outra vantagem é a agilidade no atendimento, pois, mesmo que o paciente esqueça algum dado, poderei acessar via tablet e concluir o cadastro ali mesmo”.
Já para o agente Fábio Gama, adquirir mais conhecimento é essencial para a evolução do trabalho nas unidades: “O sistema tem um layout simples e vai nos ajudar a otimizar o tempo. Sem dúvida, melhora o nosso trabalho”.
O treinamento foi conduzido por Joane Silva, funcionária do SISS, que esteve presente para explicar o funcionamento do sistema e esclarecer todas as dúvidas. A supervisora dos agentes comunitários de saúde, Rita Bulhões, também acompanhou a capacitação, auxiliando os profissionais e incentivando a adaptação ao novo sistema adotado pela gestão, que já está em uso em todas as unidades.
“Com essa ferramenta, o trabalho se torna mais ágil e eficiente. Isso não só aproxima os munícipes das unidades com um atendimento mais rápido, mas também motiva os agentes comunitários no seu dia a dia”.