Buscando fortalecer o aprendizado e fomentar a empregabilidade, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de São Vicente (Setre), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), concluiu, nesta segunda-feira (24), mais uma turma do curso de ajudante de cozinha. A última aula aconteceu na Igreja Presbiteriana de São Vicente (Centro), contemplando 13 formandos.
Nas aulas os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer sobre técnicas de organização e limpeza do ambiente de trabalho, tipos de cortes, pré-preparo e montagem de praças para trabalho, procedimentos essenciais para dar suporte ao cozinheiro e ao chef. Nos quatro dias de curso, o curso ensina toda a base que um ajudante de cozinha precisa. Os alunos saem preparados para atuar com segurança e eficiência.
“Hoje vemos que as parcerias estão dando frutos. Começou lá atrás, quando procuramos o Sinhores, apresentamos nossas dificuldades e pedimos ajuda para qualificar a população. Hoje, ver uma turma se formando é muito gratificante”, ressalta Rafael Pereira, secretario de Emprego, Trabalho e Renda.
“Toda vez que vejo uma turma penso que mesmo com vídeos online, as pessoas ainda buscam aprender de verdade. Aqui elas se aprofundam, vão para o mercado de trabalho preparadas. É muito gratificante ver um aluno que formei trabalhando em um restaurante da região”, comenta o Chef de cozinha e professor, Junior Monteiro.
“Gosto muito de cozinhar. Sempre que aparece um curso, eu me inscrevo. Já fiz outros, e quando vi esse, corri para participar. Por enquanto cozinho para a família, cuido do meu marido que ficou debilitado após a Covid, mas quem sabe no futuro eu consiga empreender em casa”, contou Eliana Dias, do lar.