A amamentação é uma fase fundamental tanto para a mãe quanto para o bebê. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu nesta terça-feira (12) uma ação em alusão ao Agosto Dourado, na Unidade de Saúde da Mulher Insular, localizada no Complexo de Especialidades Médicas de São Vicente (CEMESV). O objetivo foi levar informação e conscientização sobre o aleitamento materno e a importância da compreensão sobre esse momento tão especial na maternidade.
A atividade contou com uma palestra interativa, utilizando fichas com afirmações sobre amamentação. As mães, acompanhadas de seus familiares, foram convidadas a opinar se as informações eram verdadeiras ou falsas. Em seguida, cada tema abordado foi explicado detalhadamente, promovendo um espaço para diálogo e esclarecimento de dúvidas. Para encerrar, houve um sorteio com brindes para as mães participantes.
Entre as participantes, Andreia de Assunção Oliveira, de 49 anos, destacou a relevância da ação. Mãe de uma jovem de 21 anos, que passou recentemente pela primeira gestação, ela reforçou a importância de fazer parte de uma rede de apoio: “É muito importante trazer essas informações para as mamães de primeira viagem. Consegui aprender coisas que podem ajudar minha filha. É muito bom estar presente nesses momentos e entender a importância da amamentação”.
Outro participante bastante ativo foi Felipe Santos, marido de Ângela Rabelo, que está no início da primeira gestação. “É minha função, enquanto pai, ajudar. É muito bom compreender sobre amamentação e estar presente nesse momento. É a primeira gravidez dela e meu primeiro filho. Quero garantir que vou fazer meu papel de apoio durante essa fase”.
Com a chegada do Agosto Dourado, a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde da Mulher, Carol Vallejo, teve a ideia de realizar uma palestra sobre aleitamento materno, e entrou em contato com a psicóloga Alessandra Almeida, integrante do programa ‘Acolhe Mãe’, desenvolvido pelo Fundo Social. O objetivo principal foi promover uma atividade interativa e menos cansativa para os participantes.
“Existe uma cultura do desmame na nossa sociedade. O Agosto Dourado vem para conscientizar as mães, mas, também, para mostrar à sociedade a importância do aleitamento materno, conscientizando quem não entende o motivo pelo qual as mães amamentam”, explica a psicóloga do ‘Acolhe Mãe’.
Por Manuela Patrício