Os cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – devem ser redobrados no verão. O método mais eficaz é sempre a vacinação, que ocorre nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Vicente, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.
Para tomar o imunizante contra a dengue, é recomendado o intervalo de 15 dias sobre outro imunizante. Caso a pessoa tenha contraído a doença, é necessário aguardar seis meses. Para recebimento da dose, é necessário que o adolescente esteja acompanhado de um responsável, com um documento com foto e carteirinha de vacinação.
O munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima após o sexto dia de sintomas de dengue (febre alta e de início imediato, dores nas articulações moderadas) para realizar a coleta do exame.
Os endereços das unidades de saúde podem ser conferidos no link: https://www.saovicente.sp.gov.br/equipamentos-de-saude.
Cuidados – A Sesau reforça alguns cuidados para o dia a dia do cidadão:
- não deixar acumular água da chuva;
- pneus que não estão em uso precisam ser secados e colocados em um local coberto;
- o lixo deve ser mantido em sacos plásticos, com as lixeiras fechadas.
É importante, também, remover as folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; encher os vasos de plantas até a borda com areia; manter bem tampados tonéis e barris d’água; manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água e colocar telas em ralos. A limpeza desses locais deve ser feita com cloro e sal grosso no final