‘O enigma do edifício Gaudio’, livro de suspense e mistério, da premiada escritora Helena Gomes, recebeu o selo de excelência “Destaques 2024" da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil( AEILIJ), entidade respeitada pelo público literário e por autores do Brasil. Este
selo elegeu os melhores livros infantis e juvenis do ano passado. A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult), através de recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Livro conta uma história de mistério e suspense, que tem como protagonista Raquel, de 16 anos, que vai morar com o pai no Gaudio, o charmoso edifício da Praia do Gonzaguinha. A jovem, que perdeu recentemente a visão do olho direito, sofre para se adaptar a sua nova realidade. E o desafio aumenta quando estranhos pesadelos, envolvendo um misterioso crime ocorrido na década de 1980, levam a jovem a uma aventura perigosa e sobrenatural. Além de ter o famoso edifício Gaudio como cenário, a história também relembra uma das antigas edições do famoso baile promovido pelo Ilha Porchat Clube, “Uma noite nos Mares do Sul". A autora resgata fatos do passado de São Vicente misturando ficção e realidade.
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Educação, a escritora é influenciada não apenas por livros, mas também pelo universo geek de filmes, seriados, animes e Histórias em Quadrinhos, de onde traz o aprendizado sobre ritmos narrativos que aplica em suas obras. Helena tem livros escolhidos para representar a literatura brasileira em catálogos internacionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e livros finalistas do Prêmio Jabuti - principal prêmio literário do Brasil.
“Para mim, este selo não representa apenas o reconhecimento do meu trabalho como escritora de literatura infantil e juvenil, profissão em que atuo há mais de vinte anos. Ele valoriza principalmente nossa querida São Vicente, cenário do livro, em especial o icônico edifício Gaudio, no Gonzaguinha e, também, os antigos e famosos bailes ‘Uma noite nos Mares do Sul’, do Ilha Porchat Clube, parte importante do passado vicentino que resgatei numa trama de mistério e suspense, dirigida aos jovens leitores. Além disso, graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo, disponibilizados pela Secretaria de Cultura, da Prefeitura de São Vicente, foi possível produzir tanto o e-book quanto o audiobook da obra, que contam com recursos de acessibilidade e colocá-los gratuitamente na internet”, diz a autora.
Onde encontrar:
E-book:
https://books.google.com.br/books/about?id=Nf80EQAAQBAJ&redir_esc=y
https://play.google.com/store/books/details?id=Nf80EQAAQBAJ&pli=1
https://www.editoraquatrocantos.com.br/index.php/71-o-enigma-do-edificio-gaudio
Audiobook:
https://open.spotify.com/episode/3brUzpRziQ2jN1gS0Fd6AT?si=Ubf_ZykeRUeGZsSgdqrvEg
Por: Maria Fernanda Lopes