A promoção da equidade racial na saúde pública colocou São Vicente em destaque no 39º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP), realizado entre os dias 8 e 10 de abril. O Município foi premiado na categoria “Municípios que Cuidam”, com o projeto “EnvelheSER Preto: equidade em construção”, voltado ao fortalecimento da participação social e do cuidado humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerado o maior encontro de saúde pública do Estado, o Congresso do COSEMS-SP reúne gestores, profissionais e especialistas para compartilhar experiências no SUS, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Saúde (Sesau) em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, tem como objetivo promover a equidade racial no SUS, especialmente no âmbito do Conselho Municipal de Saúde, por meio do fortalecimento da participação social, da Educação Permanente e da humanização do cuidado.
Com atuação intersecretarial, o projeto aposta em uma metodologia participativa baseada na escuta qualificada e no diálogo. Entre as principais ações estão rodas de conversa com conselheiros e gestores, oficinas dialógicas e espaços de debate e enfrentamento ao racismo institucional.
A proposta surge como resposta a desafios relacionados à equidade em saúde e ao fortalecimento do letramento racial na abordagem da saúde da população negra, além da necessidade de qualificação permanente das práticas institucionais para um cuidado mais humanizado e sensível às questões raciais.
A coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde, Daniela Crescente Arantes Araújo Marques, destaca: “O projeto fortalece a Educação Permanente em Saúde ao promover espaços de escuta e diálogo, incentivando a participação social e contribuindo para a construção de um SUS mais equitativo e sensível às necessidades da população negra”.
“Esse prêmio mostra a força do trabalho que temos feito em São Vicente para garantir mais equidade na saúde. Ele reforça que estamos no caminho certo, construindo um SUS mais humano, mais próximo das pessoas e que valoriza a participação da comunidade”, destaca a secretária da Saúde, Michelle Santos.