Rodas de leitura, piquenique literário, apresentações de peças teatrais, recitais de poesia, tarde de autógrafos de livros escritos pelos próprios alunos são apenas algumas das ações que tomam conta de todas as escolas da rede municipal nesta sexta-feira (6), com o Movimento Lei São Vicente. No seu segundo momento do ano, o Leia incentiva o hábito da leitura e estimula a prática da escrita por parte dos estudantes e comunidade escolar. No primeiro semestre a ação se deu em 19 de abril.
Cada unidade elaborou a sua própria programação. Em duas escolas, por exemplo, haverá sessão de autógrafos de livros escritos e ilustrados pelos alunos, sob a orientação da professora Cristiane Oliveira, a Tia Cris. Pela manhã, as dedicatórias serão na UE Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica 3), com o livro “A Estrela Dourada”, produzido pela turma do 3º ano. Já às 15h, o lançamento será na AMEI Parque São Vicente “Maria de Lourdes Batista”, com o título “A Atitude de Amélia”.
Já na UE Armindo Ramos (Samaritá), haverá apresentações de danças, interpretação de músicas da cantora Clara Nunes (falecida em 1983), teatro, leitura de roda e exposições literárias, contador de histórias.
Um “Piquenique Literário” será promovido pela escola Augusto Saint’Hilaire (Catiapoã), com salada de frutas literárias, degustação, leitura de leite, vídeo, produção de cartazes, elaboração de figurino, cenário e dramatização, e exposição sobre cultura africana.
Já a UE Carolina Dantas (Catiapoã) trará ao conhecimento dos estudantes a história de escritores afrodescendentes, indígenas e asiáticos, com seminários em grupo, leitura do livro "O Homem que calculava” (Malba Tahan) e encenação.
A leitura do texto "As pessoas são diferentes" (Ruth Rocha) marca o dia na UE Ercília Nogueira Cobra (Vila Margarida), que ainda vai confeccionar o livro "A gente é Diferente", baseado nos livros "Chapeuzinho Preto ou da cor que eu quiser", e uma oficina de confecção de bonecos, inspirado no livro "O cabelo de Lelê".
LEIA SÃO VICENTE - Realizado desde 2018 pela Secretaria da Educação (Seduc), o Leia SV visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar, com a culminância em dois momentos definidos pela Seduc. Neste ano, as datas estabelecidas são 19 de abril e 6 de dezembro.
Por - Renato Pirauá