O professor de boxe Michel Rodrigues Carvalho foi honrado com o convite da Confederação de Boxe do Brasil (CB BRASIL) para comandar a seleção brasileira no Mundial Juvenil 2024, que acontecerá de 20 de outubro a 4 de novembro na cidade de Budva, em Montenegro. O profissional representará o Brasil e carregará o nome de São Vicente com orgulho.
Mas, até que esse momento tão importante chegasse, sua trajetória foi construída por muita luta (literalmente). Tudo iniciou há 21 anos, quando recebeu a oportunidade de estagiar em São Vicente. “Minha trajetória no boxe começou em 2003, como estagiário de educação física, pois sempre gostei de artes marciais, praticando desde a minha juventude. Mas essa foi a primeira vez em que tive contato com o boxe. Entrei nesse projeto, no qual até hoje trabalho, que é o "Resgatando com os Punhos”, contou.
De 2003 a 2005, trabalhou como estagiário dentro do projeto e, de 2005 a 2010, assumiu as aulas como professor contratado. Então, de 2010 em diante, foi efetivado como professor do projeto 'Resgatando com os Punhos'. A iniciativa atende pessoas de todas as idades em São Vicente, e busca abrir oportunidades especialmente aos munícipes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de boxe gratuitas e prestando assistência ao aluno, contribuindo, dessa forma, para a formação do cidadão.
Idealizado pela ex-presidente da Federação de Boxe do Estado de São Paulo (Febesp), Cidinha de Oliveira, o projeto faz jus ao nome e, com amor à causa, abraça os alunos não só com dificuldades financeiras, mas, também, com distúrbios emocionais.
Michel Carvalho comentou sobre a evolução de muitos jovens com o auxílio prestado pela iniciativa. "O próprio nome já diz. O resgate é pelo lado esportivo, mas importantíssimo para a formação de caráter, abraçando cidadãos em vulnerabilidade e os transformando em atletas, com disciplina e introdução a outra perspectiva de vida".
“Estou bem ansioso. É uma trajetória de longo tempo que culmina em oportunidades internacionais. Como esse evento é de altíssimo nível, nosso coração pulsa, assim como os atletas também que estão convocados”, relatou o professor.
Michel, usando toda sua habilidade adquirida ao longo desses anos, tem se dedicado bastante no papel de treinador, preparando jovens competidores para os combates nos ringues e na vida.
Realizado de domingo (20) a 4 de novembro, o Mundial de Boxe Juvenil será disputado por 593 atletas de 73 países, com as categorias masculina e feminina. A equipe brasileira será composta pelos seguintes atletas:
Fabrício Francisco Adolpho Chaves (RJ) - 51kg
Guilherme Gabriel Machado Torres (SC) – 54kg
Aquilis Santana Lopes (SC) - 57kg
Givaldo Moura Santana Grandson (SC) - 60kg
Cristiano Seben Rodrigues (SC) - 67kg
Você pode acompanhar a transmissão das lutas do campeonato no canal do Youtube IBA boxing.
“Essas oportunidades acontecem quando nós menos esperamos. Eu me sinto muito honrado de poder estar servindo a cidade de São Vicente por tantos anos. Com essa fidelidade através do trabalho e o apoio da Secretaria de Esporte, se Deus quiser vamos trazer uma medalha para casa.” finalizou Michel com entusiasmo.
por Nattan Frade Aves.
por Nattan Frade Aves.