Dúvidas sobre sexualidade surgem em qualquer idade, e manter o entendimento sobre o próprio corpo é essencial para mulheres da terceira idade. Por esse motivo, a Secretária de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) proporcionou, nesta terça-feira (17), uma roda de conversa com idosos na Academia de Saúde do Humaitá, visando informar a população e esclarecer dúvidas sobre o tema em questão.
A programação iniciou com uma conversa sobre higiene da vulva, tipos de roupas íntimas, importância de observar a região íntima com cuidado e suas mudanças, incontinência urinária e a importância de buscar tratamento e do cuidado com protetores diários ou absorventes sem período menstrual. A ação foi organizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que montaram um dia sobre saúde e sexualidade, com o intuito de informar mulheres idosas, convidando a fisioterapeuta pélvica e especialista na área, Paola Freitas, para sanar as dúvidas.
“Achei ótima a ação, porque muitas coisas foram novidades e eu consegui tirar minhas dúvidas”, ressaltou Vera Lucia dos Santos, de 67 anos.
Ivanete Pereira Costa, de 65 anos, também aprovou a palestra. “Eu tenho uma filha de 28 anos, e, muitas vezes, ela me faz perguntas sobre higiene pessoal que eu tenho que pesquisar. Hoje consegui aprender bastante e pretendo repassar para minhas amigas e filha”.
“Existe um grande tabu sobre sexo, principalmente envolvendo o público idoso. Então proporcionamos esse momento seguro para que possam entender que sexualidade é além da relação sexual, mas, também, a higiene e o cuidado com a região íntima”, explica Osieire Monteiro, agente comunitária de saúde.
“Participar de um projeto como esse é muito bom, pois quebra o tabu que muitas dessas senhoras ainda carregavam consigo mesmas, seja por tradição ou vergonha. Conseguimos criar um ambiente seguro para que elas pudessem perguntar e se sentir acolhidas”, completou Paola Freitas.