O confete e a serpentina tomaram conta das escolas e creches municipais da rede municipal de São Vicente, que prepararam uma super programação para fechar o mês de fevereiro.
Com o tema “Eu vou atrás do trio elétrico, eu vou…”, a AMEI Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente) levou nesta quinta-feira (28) o Carnaval da Bahia para a quadra da escola, com direito a muita música, fantasias e um lanche especial com bolo de chocolate, refrigerante e mini pizzas. “Os alunos receberam um passaporte simbólico para seguir o nosso ‘trio elétrico’ decorativo e cair na folia com muita animação”, revelou a diretora Adriana de Sousa Santos.
“Queríamos proporcionar uma experiência única, então promovemos um verdadeiro desfile ao som de músicas carnavalescas conhecidas e de nossa autoria”, disse a gestora, lembrando que momentos assim são de grande importância para o desenvolvimento das crianças. “Trabalhamos a cultura popular, incentivamos a socialização e promovemos a inclusão de todos no espírito festivo. É uma forma de aprendizado que eles levam para a vida. Tenho certeza de que esse dia ficará marcado na memória de cada um, pois foi realmente especial e diferente”.
Na UE República de Portugal (bairro Japão), a criançada comemorou a Festa de Momo nos períodos da manhã e tarde, com direito à fantasia e muita música no Praia Clube de São Vicente, ao lado da unidade. “O pessoal vestiu a camisa e todos estão se divertindo. Muito importante resgatar essa festa popular, porque carnaval é vida, é alegria”, afirmou a assistente de direção, Ana Paula Padron, completando que, mesmo durante o baile, o uso de celular continuou proibido. “Aqui é para todos brincarem. Deixa que as fotos nós registramos, e depois postamos nas redes sociais”.
Já a creche Santa Terezinha (Jardim Irmã Dolores) promoveu o “Bloquinho da Terezinha”, com muita diversão e três estações preparadas para a criançada ao som de marchinhas infantis e da equipe animada. A ação se estendeu pela manhã e à tarde, com a “Chuva da Alegria” (um espaço para as crianças se refrescarem, com roupas de praia); a estação “Splash Bum”, com bexiga sensorial e lançador de água; e a “Cobertura do Amor”, com uma sorvetada de massa.
Na creche Pequeno Aprendiz (Rio Branco), a quinta-feira (27) foi marcada por fantasias e adereços no bailinho de carnaval. A unidade promoveu desfile de bloquinhos, bailinho de carnaval e batalha de confetes. A creche Tancredo Neves (Praça Nossa Senhora Aparecida, 551 - Vila Fátima) realizou o Baile de Frutas, mesclando diversão com alimentação saudável para os pequenos.
Sexta-feira (28) - A festança nas escolas e creches continua na sexta-feira (28). Na área continental de São Vicente, a UE Mário Covas (Parque das Bandeiras) comemora a Festa de Momo a partir das 7h com marchinhas, muito confete e serpentina. A creche El Shaday (Parque São Vicente) traz pela manhã o Baile Tropical. Na creche Zezinho II (Parque São Vicente), a folia começa às 9h, com direito à sorvetada. Na creche Ana Maria Santos (Vila Margarida), o bailinho vai incluir guloseimas doces e salgadas a partir das 10h. Já na UE Francisco Martins dos Santos (Rio Branco), a brincadeira se estende por toda a manhã, com uma hora destinada para cada turma aproveitar o Bailinho na Quadra. Por fim, a UE Adilza de Oliveira Rosa Sobral (Náutica) promove o Baile Tropical em dois horários: a partir das 10h e às 15h.
Por - Renato Pirauá