A AMEI Rei Pelé (Samaritá) comemorou na tarde desta quinta-feira (4) o título de campeã geral do Joesvinho 2025 - competição dos Jogos Estudantis de São Vicente com alunos nascidos entre 2015 e 2017. A unidade somou 87 pontos na classificação final e ergueu o troféu durante a cerimônia de encerramento, realizada na UE Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva (Tancredo).
Nas disputas de atletismo, a AMEI Rei Pelé já havia demonstrado força, garantindo o 1º lugar. A escola também brilhou no mini-handebol misto, conquistando o ouro e obtendo bons resultados em outras modalidades, o que consolidou sua liderança na somatória geral.
Autoridades municipais destacaram o crescimento do Joesvinho e a importância do esporte na educação. Ao longo da cerimônia, o secretário adjunto de Educação, Victor Cesar “Caco”, ressaltou a dimensão histórica do evento. “Foram 1.276 alunos participando em diversas modalidades, número que torna o Joesv e o Joesvinho na maior competição estudantil da Baixada Santista organizada por uma rede municipal. E isso só acontece graças ao empenho de alunos, professores de educação física, diretores e toda a Seduc”, afirmou. Caco também destacou o papel dos docentes: “São os profissionais que estão na linha de frente, motivando, treinando e abrindo oportunidades para que tantas crianças vivenciem o esporte”.
O prefeito Kayo Amado também falou sobre o caráter formativo da competição. “Às vezes ganhamos, às vezes ficamos em segundo ou terceiro. E às vezes perdemos. O esporte ensina exatamente isso: a vitória é importante, mas a derrota também fortalece. Eu mesmo já perdi várias vezes antes de vencer. As crianças aprendem a crescer com cada experiência”, declarou. O prefeito também destacou, ainda, o legado do evento. “O Joesv/Joesvinho molda valores, ensinando disciplina, coletividade, respeito e persistência. Ver o sorriso de cada criança recebendo uma medalha não tem preço”.
A voz docente - A professora Alessandra Queiroz, da AMEI Parque São Vicente, foi agraciada com o título de “Professora Destaque” da competição. Emocionada, ela falou sobre o reconhecimento. “Foi uma surpresa maravilhosa. O Joesvinho dá aos alunos a chance de viver o esporte de verdade, com vitórias e derrotas, conquistas, frustrações e superações. São experiências que eles levam para a vida toda”.
Com duas décadas de atuação na rede municipal de São Vicente, a professora da AMEI Rei Pelé, Laudicea Guglielmetti, reforçou o caráter formativo da competição. “A vitória é importante, claro. Mas mais importante é que todos participem. Nos treinos, trabalhamos regras e valores. O objetivo não é só formar atletas, mas formar cidadãos. Esse é o legado do Joesvinho”, enfatizou.
Professora da Unidade Educacional Mário Covas Jr, Luana Oliveira destacou o encantamento das crianças com a vivência esportiva. “Para elas, competir, jogar e ganhar medalhas é uma realização enorme. O esporte e a educação precisam caminhar juntos. É assim que construímos futuros”.
Descontração- O clima de descontração durante a entrega dos troféus e medalhas tomou conta do espaço, com brinquedos, atividades recreativas e muita animação. Além da diversão, o evento teve distribuição de algodão-doce para a criançada.
Confira a classificação final do Joesvinho 2025:
1º lugar – AMEI Rei Pelé: 87 pontos
2º lugar – AMEI Visconde de Sabugosa: 71 pontos
3º lugar – Colégio Integração: 55 pontos
4º lugar – AMEI Parque São Vicente: 54 pontos
5º lugar – UE Antônio Pacífico: 51 pontos
As modalidades disputadas no Jesvinho envolveram futsal, xadrez, queimada, rouba bandeira, damas, tênis de mesa, danças urbanas, câmbio e mini handebol, todas as modalidades mistas, com participação da AMEI Cidade Náutica “Vera Lúcia Machado Massis”, AMEI Jardim Guaçu “Duque de Caxias”, AMEI Parque São Vicente “Maria de Lourdes Batista”, AMEI Rei Pelé, AMEI Visconde, Colégio Integração, Colégio Luiz Júnior, Colégio Primo Charles, Colégio Vilma Objetivo, EE Maria Dulce Mendes, Escola Henrique Oswald, UE Antônio Pacífico, UE Augusto de Saint Hilaire, UE CAIC Ayrton Senna da Silva, UE Laura Filgueiras, UE Lúcio Martins Rodrigues, UE Mário Covas Jr, UE Mauro Aparecido de Godoy, UE Nilton Ribeiro, UE Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, UE Pref Sebastião Ribeiro da Silva, UE Pref. Jonas Rodrigues, UE Pref. Jorge Bierrenbach Senra, UE Pref. José Meirelles, UE Constante Luciano Clemente, UE Luiz pinho de Carvalho Filho, UE Raul rocha do Amaral, UE República de Portugal, UE Saulo Tarso Marques, UE União Cívica Feminina, UE Vila Ema.
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Cynthia Rocha