Buscando o melhor para as crianças e adolescentes, doze representantes de São Vicente participam, em Pouso Alegre–MG, de uma capacitação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDHC). A formação aconteceu na quarta (12) e quinta-feira (13) e integra o Plano Municipal de Capacitação e Supervisão, criado para fortalecer a atuação dos conselheiros tutelares e da rede de proteção à infância e adolescência no município. Com duração de 12 meses, o plano prevê encontros mensais e semestrais, incluindo a possibilidade de formações fora da cidade, ampliando o repertório técnico e o intercâmbio de experiências.
Durante a capacitação, os participantes estudaram temas fundamentais para o aprimoramento da prática profissional diária, como a relação entre o Conselho Tutelar e as demais políticas públicas. Foram discutidas, também, questões atuais envolvendo a atuação nas delegacias, a interface com a Assistência Social, com a Saúde e com as políticas de Direitos Humanos. “Sobre boas práticas no exercício da função, na zeladoria dos direitos das crianças e adolescentes, após este encontro voltaremos para São Vicente revigorados e determinados em assegurar uma cidade protetora”, ressalta Felipe Galvão, psicólogo e conselheiro do CMDCA.
O secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania e presidente do CMDCA, Jackson Nunes, reforçou a importância da participação dos conselheiros em formações como esta:
“A presença dos conselheiros tutelares e dos representantes do Conselho nas capacitações promovidas pelo município, mesmo fora da cidade, é fundamental para fortalecer a rede de proteção à infância. Cada aprendizado adquirido se reflete diretamente na vida das nossas crianças e adolescentes, garantindo atendimentos mais humanizados, decisões mais assertivas e uma atuação mais integrada entre as instituições”.