Após a tempestade sempre surge um lindo arco-íris. Algumas vitórias vêm do acaso, outras nascem de uma dor mais profunda. Foi assim com a vicentina Thayssa Fontes, mãe do pequeno Noah, um dos 12 selecionados para o tradicional Calendário do Bebê 2026. Antes de viver o sorriso trazido pelo pequeno, ela atravessou o momento mais difícil na vida de uma mãe: a perda na gestação de sua primeira filha. Entre lágrimas e fé, descobriu em si uma coragem que nem sabia que existia.
Thayssa lembra da primeira gestação com ternura e brilho nos olhos. “A descoberta veio com uma felicidade que eu não conseguia explicar. Eu sonhei, planejei. Cada ultrassom, cada movimento me fazia sentir mais mãe, mais completa. Era uma gestação muito desejada, muito amada desde o primeiro segundo”.
A vida, porém, teve outro destino, e o amor natural materno foi interrompido por uma dor que somente quem passa, consegue descrever. "Perder minha filha foi a dor mais profunda que já senti, foi a perda de um futuro inteiro que eu já havia planejado. A dor me atravessou, mas também me ensinou muito. Depois dela, passei a olhar para a maternidade com mais humildade e gratidão. Aprendi que amor de mãe nunca acabará. Independentemente do que a vida proporciona, o amor sempre se transforma".
Com o coração, a mente e corpo ainda em reconstrução, Thayssa não imaginava que a vida novamente prepararia um novo capítulo para enfrentar. A gravidez do pequeno Noah ocorreu enquanto ela ainda fazia exames para entender a perda do bebê anterior. O primeiro sentimento foi de medo. Um medo constante, que tomou conta de toda a gestação. Mas, na mesma hora, surgiu a esperança de que poderia ser um recomeço. O Noah é meu arco-íris depois da tempestade”.
O processo da gestação até o nascimento, porém, não foi simples. Diagnosticada com trombofilia, Thayssa enfrentou uma gravidez de risco, e precisou aplicar injeções diariamente. “Cada injeção era um ato de luta e proteção. Me fazia sentir que ele era minha nova chance. E eu tive um apoio fundamental do meu médico, que trouxe paz para o meu coração e me ajudou a enfrentar o medo e a ansiedade”.
Trombofilia e a Gravidez
A trombofilia é uma condição que aumenta o risco de o sangue coagular mais facilmente, o que pode levar a complicações gestacionais, incluindo abortos recorrentes e óbitos fetais.
Após a conclusão da jornada, a luta do dia a dia, com os pensamentos sobre o que havia passado e o que poderia acontecer com a nova gestação, quando Noah veio ao mundo, tudo mudou. “Ouvir o choro dele pela primeira vez foi ouvir a vitória. Era como se ele dissesse ‘Mamãe, estou aqui'. Ali eu senti a vida se reescrever. Quando veio para o meu colo, entendi que ele era meu milagre, meu recomeço, a cura de minhas feridas”.
A conquista no Calendário do Bebê 2026 veio coroar essa história que nasceu da dor, mas se transformou em amor. Para Thayssa, o significado ultrapassa qualquer imagem. “Ver o Noah entre os vencedores significa muito mais do que as pessoas imaginam. Não é só ele ali. Ele também está representando a irmãzinha que não pôde estar aqui, mas que faz parte da nossa história todos os dias".
E o destino escolheu um detalhe que Thayssa jamais esquecerá, o mês que Noah irá estampar é justamente aquele em que ela descobriu a perda da primeira filha (abril). Como se de alguma forma ele estivesse trazendo luz para um momento que já foi tão difícil. Uma homenagem silenciosa, mas igualmente profunda.
Para as outras mães que tiveram perda, Thayssa deixaria um abraço e um conselho cheio de fé: “A dor da perda é a mais profunda. Mas não desistam. Se agarrem em Deus, porque Ele nos dá uma força que não imaginamos ter. O amor pelo filho que se foi nunca morre, nos empurra para o recomeço”.
Para Noah, quando crescer, ela já sabe exatamente o que contará. “Vou dizer que, antes dele, tivemos uma anjinha que me ensinou o valor de ser mãe. Ele saberá que chegou quando meu coração estava machucado e trouxe cor e sentido de volta para nossa vida. Saberá que é amado não só pelo que é, mas pela história de superação e amor que ajudou a construir desde o primeiro dia”.
Calendário do Bebê 2026
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) divulgou os 12 bebês mais votados que irão estampar as páginas do “Calendário do Bebê 2026”, ação solidária que une carinho, representatividade e amor ao próximo.
O lançamento oficial acontece no dia 5 de dezembro, às 17h30, na Associação Comercial (Rua Jacob Emmerich, 1238 - Parque Bitaru).
Durante o evento, o público poderá adquirir o calendário pela primeira vez, com o valor simbólico de R$ 15,00.
Por Luis Gomes