O autódromo do Embark Kart de São Vicente (Brisamar Shopping) transformou-se em uma verdadeira “pista de Interlagos”. Na noite desta segunda-feira (16), disputas emocionantes sacramentaram os campeões do 1º Torneio Estudantil de Kart, realizado pela Secretaria de Educação (Seduc).
A competição é resultado de uma iniciativa da Seduc voltada ao incentivo da participação dos alunos no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação que mede a qualidade do ensino e contribui para o direcionamento de políticas públicas. A proposta consistiu em premiar turmas do 9º ano que alcançaram 100% de presença na prova, transformando o engajamento escolar em uma experiência diferenciada.
Iniciada em outubro do ano passado, a ação mobilizou escolas e comunidades escolares. Os estudantes que garantiram participação no Saeb classificaram-se para a etapa final do torneio, reunindo representantes de 11 unidades municipais — Carolina Dantas, Jacob Andrade Câmara, Armindo Ramos, Pastor Joaquim Rodrigues, Caic Ayrton Senna, Silvio Santos, Mário Covas, Lúcio Martins Rodrigues, Raul Rocha do Amaral, Lions Clube e José Meirelles — em disputas nas categorias feminina e masculina.
Na pista, o desempenho refletiu mais do que habilidade ao volante. Os campeões foram Davi Andrade (UE Jacob Andrade Câmara), com o tempo de 32,687 segundos, e Erika Vitória (UE José Meirelles), que completou a volta em 34,030 segundos. Ambos celebraram a conquista como reconhecimento pelo esforço ao longo da trajetória.
Fã de automobilismo e inspirada no ídolo nacional Ayrton Senna, Erika destacou a experiência. “Fiquei muito feliz. O dia da prova foi muito difícil, e hoje pude concluir minha participação com chave de ouro. Achei uma iniciativa muito legal incentivar a presença no Saeb com uma premiação como essa”, comentou.
Davi também ressaltou a importância da confiança. “Fui confiante para a prova, acreditando que tinha chances. Esse resultado é fruto de tudo que a gente construiu ao longo do caminho”, afirmou.
O prefeito Kayo Amado parabenizou os participantes e destacou o desempenho dos alunos. “Foi tudo pensado para reconhecer o esforço de vocês. A participação no Saeb é muito importante para o futuro da nossa educação, e ver esse resultado sendo celebrado dessa forma nos deixa muito orgulhosos”, declarou.
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, ressaltou o engajamento coletivo proporcionado pela iniciativa. “É uma forma de reconhecer esse esforço conjunto, envolvendo alunos, famílias e profissionais da educação. Além da experiência, isso contribui diretamente para o fortalecimento dos nossos indicadores educacionais”, afirmou.
O responsável pelo Embark Kart, Paulo Moreno, também destacou a ação. “É uma satisfação receber os alunos e contribuir com uma iniciativa que valoriza a educação”, disse.
Saeb 2025
A iniciativa contribuiu para um resultado expressivo no município. São Vicente alcançou 97% de participação no Saeb 2025, com mais de 5 mil alunos do 5º e 9º ano envolvidos na avaliação.
Como parte da proposta, turmas do 5º ano com alta participação foram premiadas com um passeio na Fonte das Crianças, enquanto os estudantes do 9º ano disputaram o torneio de kart e ganharam ingressos para de diversões, no Itararé.