Em tempos de adequação a leis federais e do retorno de um novo ano letivo, faz-se mais do que necessário ter um cuidado maior com o os profissionais da educação. E dentro desse aspecto, a (UE) Unidade Escolar Jacob Andrade Câmara (Cidade Náutica), em São Vicente, realizou, na sexta (31) e na segunda-feira (3), uma sequência de atividades acolhimento para os funcionários e professores, com palestras sobre comunicação assertiva, com o objetivo de adicionar mais uma ferramenta para, além de qualificar seus funcionários e professores, servir como uma forma de abraçar os profissionais que voltam à ativa, neste novo ano letivo.
Nas sessões de quase duas horas, foram indicadas maneiras mais efetivas de desenvolver uma comunicação interna não agressiva e de promover uma comunicação assertiva mais eficaz, além de apresentar a melhor forma de transmitir uma mensagem, visto que os profissionais da escola lidam diariamente com colegas de trabalho, mães, pais e, principalmente, os próprios alunos.
Os 50 funcionários da escola se dividiram durante os dois dias em que o seminário ocorreu. Ministrado pelo assistente social Valter Moreno e pela servidora pública e terapeuta integrativa Carla Palamone, o tema "Saúde Mental e Comunicação Assertiva" propôs um acolhimento aos educadores, promovendo uma sessão de autodescoberta e a valorização das relações interpessoais entre os colaboradores. A palestra foi conduzida em formato de roda de conversa, debatendo temas sobre como melhorar o comportamento comunicacional no ambiente de trabalho. Foram discutidas formas de aprimorar a prática da compreensão do outro, cultivar a empatia e, até mesmo, a importância de parar por um momento para respirar antes de tomar uma grande decisão, a fim de evitar ruídos comunicativos.
A professora Valéria Barreiro destaca como essa iniciativa da escola causará impactos diretos na sala de aula: “Os apontamentos levantados nos dão uma nova perspectiva sobre uma nova forma de lidar tanto internamente quanto com os alunos. Para eles, é uma fase de mudança, mas nós podemos, à nossa própria maneira, mudar também”. Já o professor de Educação Física, André Luiz, recém-chegado à unidade, ressalta como a palestra “serviu para mim como acolhimento emocional e foi de extrema importância para os futuros desafios construtivos em equipe. Sinto-me grato por eles terem compartilhado experiências conosco, docentes. A empatia, a respiração e o abraço são as marcas registradas para o ano letivo de 2025”.
A diretora da escola, Silvia Adriana, menciona seus objetivos com esses projetos na escola: “Nosso objetivo é alcançar uma forma mais ampla de acolhimento e recepção dos nossos jovens. Essas qualificações farão com que nossos profissionais forneçam, cada vez mais, um ambiente melhor de trabalho e uma maneira mais eficaz de recepcionar e se relacionar com os alunos".