Alunos de duas escolas municipais de São Vicente participam nesta sexta-feira (6) da sessão de autógrafos de livros escritos e ilustrados pelas próprias crianças, sob a orientação da professora Cristiane Oliveira, a Tia Cris. Pela manhã, as dedicatórias serão na UE Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica 3), com o livro “A Estrela Dourada”, produzido pela turma do 3º ano. Já às 15h, o lançamento será na AMEI Parque São Vicente “Maria de Lourdes Batista”, com o título “A Atitude de Amélia”.
A data foi escolhida para integrar a programação do Movimento Leia São Vicente, que este ano traz o tema “Ler o mundo por meio da diversidade étnico-racial”.
“A Estrela Dourada” aborda a importância da amizade para adquirir as habilidades pedagógicas, tão importantes para a formação escolar e na preparação para a vida adulta. Já em “A Atitude de Amélia”, os escritores mirins participaram de uma pesquisa de campo, apurando o despejo irregular de lixo em uma rua próxima da escola e avaliando as consequências da situação para a comunidade. Tal reflexão culminou em um belo enredo sob a ótica da personagem principal, Amélia, a respeito da importância de preservar o meio ambiente, começando pelo local onde vivemos.
A publicação do livro, impresso em uma editora, foi a culminância de uma ação de incentivo à leitura, com o projeto ‘Histórias que nascem na sala de aula’, desenvolvido pela professora. “Quando leio os livros no dia a dia, explico que eles também podem escrever os próprios textos. Assim, dei o pontapé inicial para que produzissem novas histórias”, detalha Tia Cris, revelando a estratégia. A partir daí, surgem temas de redação para exercitar a prática da escrita e definir o tema para ser transformado em livro, tudo de maneira coletiva. “Juntos, formulamos a história e os desenhos que ilustraram a publicação”, completou.
Parte dos exemplares será cedida à Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) e à escola onde estudam os escritores mirins, perpetuando a obra para futuras turmas das unidades.
LEIA SÃO VICENTE - Realizado desde 2018 pela Secretaria da Educação (Seduc), o Leia SV visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar, com a culminância em dois momentos definidos pela Seduc. Neste ano, as datas estabelecidas são 19 de abril e 6 de dezembro.
Por - Renato Pirauá