Na sexta-feira, 21 de fevereiro, o Instituto de Biociências da Unesp, Campus do Litoral Paulista, promoveu a Cerimônia de Colação de Grau dos formandos de 2025, da 10ª Turma do Bacharelado e a 8ª Turma da Licenciatura em Ciências Biológicas. A solenidade, realizada na Câmara Municipal de São Vicente, foi conduzida pelo Prof. Dr. Odair José Garcia de Almeida, diretor do IB/CLP.
O Prefeito Kayo Amado foi representado pela Secretária Municipal de Planejamento e Governança, Talita Correa Santos, que destacou a relevância dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que a Unesp desenvolve em parceria com o poder público municipal. A Secretária, que é graduada em Gestão Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), enalteceu o trabalho das universidades públicas, em especial o da Unesp, na formação de profissionais de alta qualidade que contribuem significativamente para o desenvolvimento da Baixada Santista e do Brasil. “Parabéns aos alunos, familiares e professores pela conquista. Não existe nada mais satisfatório que saber que todos os conhecimentos adquiridos podem se transformar em impacto na vida das pessoas. Carreguem sempre este sentimento de que todo o esforço, trabalho e angústia às vezes vivida na faculdade não é à toa, existe muito espaço para que vocês levem estes saberes para as vidas das pessoas”.
O Prof. Dr. Odair José Garcia de Almeida enfatizou a importância da Unesp em cada uma das 24 cidades do Estado de São Paulo em que está presente e o impacto na vida profissional e pessoal dos mais de 47 mil alunos que estudam na universidade atualmente. “Temos muito orgulho dos profissionais que são formados pela Unesp, serão vocês que atestarão a qualidade da nossa universidade e o trabalho sério que é realizado aqui. Através de cada novo projeto desenvolvido, a Unesp se conecta com a comunidade, buscando soluções para os desafios do presente e do futuro. A nossa universidade não se limita a transmitir conhecimento. Ela transforma vidas, impulsiona o desenvolvimento regional e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o Professor Odair.
A presença do campus na cidade fortalece a visão de futuro da São Vicente dos 500 anos, uma vez que oportuniza as pessoas da cidade e da região vagas ao ensino superior, bem como amplia o desenvolvimento do capital humano para diferentes saberes que a região demanda.