Sala com diversos estímulos que permite ao paciente o desenvolvimento de áreas ainda não exploradas. Esse é um dos objetivos que a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) quer atingir com a sala multissensorial, localizada no Centro de Especialidades Médicas - CEMESV (Rua XV de novembro, 176 – Centro), que será inaugurada nesta quinta-feira (24), às 10h.
Para ter acesso ao local, o primeiro passo será o responsável solicitar o encaminhamento para o serviço especializado, na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de referência. Os dados serão enviados à Sesau, para o setor de regulação de vagas, que fará a marcação de consulta no Centro de Especialidades Médicas (CEMESV).
Lá, o paciente passará por atendimento psicológico, fonoaudiológico, neuropediatra e em alguns casos, endocrinologista. Após a avaliação, será encaminhado ou não para a sala multissensorial. Ela conta com recursos que permitem estímulos através das ativações sensoriais promovidas pelos equipamentos do ambiente, como: Telas interativas, sons ambientes, cheiros, texturas, piscina de bolinhas, luzes, jogos, brinquedos e climatização.
A psicóloga da unidade, Isabela Casadella, explicou os benefícios que a nova sala trará para os pacientes: “O espaço permite que áreas que não foram totalmente desenvolvidas sejam trabalhadas, como por exemplo, a fala de crianças com TEA, através da caixa de som que pronuncia as cores; a piscina de bolinhas, com a questão do tato. Cada paciente será avaliado e de acordo com a necessidade, será encaminhado para uma atividade específica na sala”.
“Essa sala será destinada ao atendimento dos pacientes do Centro de Especialidades, que terão toda a assistência da equipe da unidade. Ele foi possível, por conta de uma emenda do deputado Caio França, onde a gente vai ter a oportunidade de, junto aos nossos profissionais, desenvolver todo um cuidado com cada uma dessas crianças nas suas especificidades. Então, quero agradecer mais uma vez ao deputado Caio e à equipe de saúde por este espaço”, ressaltou o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.
“Aqui será um local de desenvolvimento para os pacientes. Terão a oportunidade de passar por um atendimento mais interativo com diversos recursos que estarão disponíveis para eles. Esse é um projeto que fará uma grande diferença na vida de cada um”, pontuou a Secretária da Saúde, Michelle Santos.