Durante o Outubro Rosa, a Prefeitura de São Vicente tem promovido diversas ações em prol da prevenção ao câncer de mama. Nesta quarta-feira, a Secretaria da Saúde realizou um evento especial na ESF Parque Continental, levando amor, carinho e alegria.
A programação começou com uma caminhada em celebração à saúde, seguida por um café da manhã coletivo. Em seguida, as enfermeiras técnicas responsáveis pela unidade ministraram uma palestra sobre o câncer de mama, o câncer de colo de útero e a importância do autoexame para identificar alterações nos seios. O encontro também abordou um tema alarmante na sociedade: a violência a contra a mulher.
Após as palestras, as participantes puderam aproveitar uma aula de dança e atividades voltadas ao bem-estar, como maquiagem e autocuidado com a equipe da Mary Kay, além de cortes de cabelo realizados pelo Studio Bruno Leite. O evento também contou com outras ações, como musicoterapia, doação de roupas, pilates, agendamento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Quem participou ativamente das atividades foi Marlene Maria Selo, que se mostrou animada com o dia especial. “Vim com a minha mãe e estou participando bastante, já medi minha pressão, dancei bastante e comi com o pessoal, estamos gostando muito”.
Outra participante que aproveitou o evento foi Leonora Francisca dos Santos, que chegou logo no início para a caminhada. “Não teve coisa melhor, já até cortei meu cabelo e fiz uma limpeza de pele, dancei bastante também e tá sendo maravilhoso”.
A iniciativa foi organizada pela enfermeira responsável técnica Bruna Vitória e pela enfermeira responsável técnica Soraya Wandeur, com o intuito de oferecer um dia de diversão e conscientização às pacientes da unidade.
“A ideia surgiu com a parceria da equipe do vereador Wagner Cabeça, de montarmos uma ação e trazer uma programação com várias atividades para as mulheres, conseguir conscientizar o que é o Outubro Rosa”, explica a enfermeira Bruna.
“Esse mês é para mostrar o que devemos cuidar em todos os dias do ano. A saúde feminina é importante e devemos sempre nos cuidar, então poder fazer essa ação para as mulheres daqui da unidade é ótimo, mostrar que o cuidado tem que ser sempre”, completa a enfermeira Soraya.
Por Manuela Patrício