A fase do puerpério é desafiadora e pode ser dura para muitas mães. Pensando nisso, nesta quarta-feira (19), o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) promoveu mais um encontro do “Puerpério”, uma extensão do programa “Acolhe Mãe”, cuja finalidade é dispor de auxílio psicológico gratuito durante a gravidez. A ação aconteceu na sede do FSS da Área Insular.
O período do puerpério, também chamado de pós-parto, se inicia logo após o nascimento do bebê e dura, em média, 45 dias, podendo se estender até os primeiros dois anos de vida da criança. Nesse tempo, o corpo da mãe passa por diversas transformações para se recuperar da gestação e do parto, como alterações hormonais que podem afetar o humor e a produção de leite para a amamentação. Esse período também envolve muitas adaptações emocionais e psicológicas, já que a mãe precisa se ajustar à nova rotina com o bebê.
Os encontros sobre o Puerpério vêm com a ideia de manter o acolhimento das mulheres em um periodo tão delicado e importante, agora em forma de rodas de conversa. A intenção é que mulheres do Município que estão vivendo essa fase possam compartilhar suas vivências neste processo, sempre acompanhadas por psicólogos. O grupo visa integrar a experiência do pré-natal com a do pós-parto, buscando, através dessa rede de apoio, compartilhar as experiências para que as mães possam fortalecer os laços e, dessa forma, tenham ainda mais mecanismos para lidar com a maternidade da melhor forma.
“Na oferta de escuta é possível minimizar as angústias, integrar experiências e promover o bem-estar psicológico da mulher, como também desenvolver as relações familiares, auxiliando na estrutura da rede de apoio durante esse processo”, explica Alessandra Almeida, psicóloga e coordenadora do programa Acolhe Mãe.
Acolhe Mãe: A gestante que deseja receber o atendimento deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e informar seu desejo para agendar a consulta.
Puerpério: As reuniões acontecem semanalmente, às quartas-feiras, na sede do FSS na Área Insular (Rua Benedito Calixto-205 — no Centro). A mãe interessada deve se dirigir ao FSS e demonstrar interesse em participar.
Por Yasmin Cristini