Com mais de 20 anos de formação na área da saúde, Luzia constrói sua carreira no sistema público de São Vicente há 11 anos. Ela começou no Hospital Municipal de São Vicente, onde vivenciou diversas histórias. Com sua ampla experiência na área materno-infantil, conquistou uma vaga na Maternidade de São Vicente, onde atua até hoje. Muitas colegas de trabalho dizem que Luzia sabe exatamente onde está cada item da maternidade — por menor que seja — e que ela é sempre muito atenciosa com os pacientes.
Para Luzia Rosalino, ser auxiliar de enfermagem é sinônimo de vida e vitória. “Temos a oportunidade de estarmos presentes desde o nascimento até a morte. Então, é uma vitória”, explica a profissional, que se emociona ao lembrar das histórias que carrega da maternidade. Uma das mais marcantes, segundo ela, foi o parto humanizado de uma paciente na unidade.
“Teve um episódio em que conseguimos realizar um parto de cócoras. Aquele dia parece que parou só para aquela mãe. Toda a equipe se voltou para ela, e conseguimos fazer um parto totalmente humanizado. Ela era a única paciente internada no momento, e foi muito bonito, porque era o primeiro filho dela. Foi extremamente gratificante”.
A auxiliar de enfermagem está esperançosa com as mudanças que virão com o novo complexo materno-infantil. Ela entende que a população de São Vicente precisa desse novo cuidado que será proporcionado e acredita que será ainda mais recompensador poder cuidar das mães em um ambiente mais moderno. Afinal, para ela, o auxiliar de enfermagem está em todos os lugares e mantém contato direto com os pacientes.
“As expectativas são as melhores, né? Poderemos acolher muito melhor as mães, o serviço será ampliado e melhorado para as munícipes. É muito importante ver nosso trabalho evoluir e poder entregar o melhor para as mulheres que passam por aqui”, destaca Luzia.
Com grandes expectativas para o novo espaço, Luzia deseja continuar se aperfeiçoando e reforça a importância do trabalho do auxiliar de enfermagem dentro das unidades de saúde. A gratificação de ter seu trabalho reconhecido não tem preço — e é para isso que existe o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado nesta terça-feira (20).