O projeto Passos que Transformam foi realizado com grande sucesso nesta quinta-feira (13) na AMEI Vera Lúcia, (Náutica III). Durante a tarde, os alunos da escola participaram ativamente da votação popular para escolher os desenhos que serão pintados nas calçadas da unidade escolar. A iniciativa, que une arte, cidadania e transformação urbana, teve como objetivo revitalizar o ambiente escolar, tornando-o mais colorido, interativo e acolhedor.
A votação foi conduzida de forma democrática, permitindo que as crianças escolhessem os desenhos que mais as agradavam entre várias opções, todas inspiradas em temas que dialogam com os projetos pedagógicos da escola, como a preservação ambiental e os animais marinhos. O projeto buscou ir além da estética, incentivando o exercício da cidadania e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os alunos.
Para a diretora Catia Pinheiro, o envolvimento das crianças foi um dos pontos mais marcantes da ação. Ela conta que ver os alunos participando e escolhendo os desenhos trouxe um significado especial ao projeto. “Foi muito bacana ver as crianças envolvidas, escolhendo o que gostariam de ver nas calçadas da escola. Eles estão vivenciando uma experiência democrática, semelhante a uma eleição, e isso fortalece o vínculo deles com a escola. Eles podem olhar para o espaço e dizer que ajudaram a escolher o desenho para escola delas, o que gera um grande senso de pertencimento”, comenta.
A mesma percepção é compartilhada pela assessora pedagógica Maria Amélia Silva, que reforça o caráter formativo da iniciativa. Segundo ela, o projeto representa uma oportunidade real de protagonismo para os alunos. “Essa proposta tem um valor imenso, pois dá às crianças a chance de decidir como querem que sua escola seja. Isso faz com que se sintam mais pertencentes à comunidade escolar e os incentiva a preservar o ambiente, já que o espaço escolhido por eles tem um significado especial”, explica.
O entusiasmo das crianças foi evidente durante toda a votação. Lívia, 8 anos, Pedro, 9, Ana Clara, 9, e Mirela, 8, participaram da escolha e contaram como se sentiram ao fazer parte do processo. “Foi divertido, porque a gente vai decorar a nossa escola e deixá-la mais bonita”, disse Lívia, animada. Mirela completou: “Eu gostei do desenho 6, mas o 4 também era muito bonito”.
Mais do que uma atividade artística, o Projeto Passos que Transformam proporciona uma vivência significativa de cidadania e pertencimento. Ao participar de cada etapa, os alunos descobriram que pequenas decisões coletivas podem resultar em grandes mudanças no espaço onde convivem todos os dias.