A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu uma palestra na última sexta-feira (16), em parceria com a Faculdade Anhanguera, em alusão ao Janeiro Branco. A ação foi direcionada aos funcionários do Hospital do Vicentino, visando auxiliar e apoiar os profissionais da saúde, incentivando o autocuidado.
A palestra trabalhou o tema 'Alta performance, resiliência e prosperidade', iniciando com um vídeo ilustrativo sobre o conceito do assunto. Além disso, com o intuito de estimular a participação dos profissionais, foram realizadas perguntas voltadas ao autoconhecimento e à compreensão da importância do autocuidado e do equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
Para a psicóloga Caroline Gomes Ramos, a ação é essencial para oferecer apoio dentro do ambiente profissional. “Nosso trabalho como psicóloga é limitado aos pacientes, então poder contar com alguém que venha nos orientar e ajudar é muito importante. Lidamos com situações muito delicadas, que podem nos afetar também no âmbito pessoal. Por isso, esse tipo de auxílio é sempre essencial”, destacou.
A iniciativa partiu da enfermeira responsável pela Educação Permanente do Hospital do Vicentino, Márcia Conte, em parceria com a Faculdade Anhanguera. A proposta foi abordar de forma dinâmica o tema do Janeiro Branco, por meio de uma palestra ministrada pela treinadora de autoconhecimento e mentora comportamental da MAGA Treinamentos, Viviane Magalhães, fortalecendo o cuidado e o trabalho dos profissionais da unidade.
“Falar sobre saúde mental no nosso serviço é uma forma de promover o acolhimento. Sempre busco trazer essa pauta, porque hoje muitas pessoas adoecem sem esse suporte. Trazer uma palestra como essa demonstra que estamos abertos a oferecer acolhimento e a refletir sobre a importância de o profissional também ter sua saúde mental cuidada”, explicou a enfermeira responsável pela Educação Permanente.
Viviane Magalhães reforçou a importância do momento para os profissionais da saúde. “Tenho a certeza de que o profissional da área da saúde, principalmente, carrega uma carga emocional muito grande. Ter um momento para levar mais conhecimento, para que as pessoas possam olhar para si mesmas de uma forma mais firme, forte, segura e feliz, faz toda a diferença. A saúde mental impacta diretamente a vida das pessoas”, concluiu.