Celebrando a conclusão do curso do Ministério da Saúde, ‘Mais Saúde com Agente’, 89 novos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 157 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) selaram suas formaturas na manhã desta quinta-feira (29), no Sest Senat (Náutica III).
O programa teve duração de um ano, visando qualificar os Agentes para uma atuação mais eficaz na prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades. A formação, que combinou teoria e prática, abordou temas essenciais como primeiros socorros, gestão do cuidado e vigilância em saúde, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população atendida. Durante todo o curso, os agentes contaram com o apoio dos preceptores, profissionais da Secretaria da Saúde, que os guiaram nas atividades e os ajudaram a aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia.
A formanda e oradora, Cícera de Carmen Silva, que trabalha há 2 anos como ACS na UBS Tancredo Neves, destacou o papel do profissional na comunidade: "Celebramos uma conquista histórica, fruto do compromisso e dedicação ao serviço público, especialmente na missão de cuidar e servir as pessoas. O Agente Comunitário de Saúde é mais do que um elo entre a UBS e a comunidade. Ele é a presença constante, aquele que acolhe, escuta, orienta e transforma realidades. Através das visitas domiciliares, conhece histórias, entende dificuldades e quebra barreiras no território. Ele faz a diferença na promoção da saúde, prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida”.
Quem também esteve presente foi Ângela Guimarães de Santos, que atua há 11 anos na UBS Sambaiatuba. Ela comentou o porquê escolheu fazer o curso: “Eu quis fazer o curso para me reciclar e melhorar profissionalmente. Também foi uma forma de trabalhar melhor com a comunidade, sempre há algo novo a aprender e melhorar, tanto como pessoa quanto como profissional. Aprendi com o curso a como verificar pressão arterial, realizar o teste de glicemia (dextro), primeiros socorros, entre outras técnicas. As aulas práticas foram muito úteis, e as teóricas também me ajudaram a entender melhor o território e a comunidade”.
“Somos um time, vestimos a mesma camisa de uma cidade que precisa de mais saúde e melhorias. Agora, gostaria de trazer uma reflexão. Quando assumimos a cidade, lá em 2021, no meio da pandemia, o sentimento que tive foi que não estávamos assumindo apenas uma secretaria de saúde, mas sim uma "secretaria de doenças". A realidade que encontramos foi difícil, com muitas pessoas que precisavam ser cuidadas pela doença, não pela saúde. E momentos como hoje são fundamentais porque reafirmamos nosso compromisso com a saúde da Cidade”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
A secretária da Saúde, Michelle Santos enfatizou a importância do envolvimento conjunto em prol da especialização: “O que celebramos hoje vai muito além da conclusão de um curso. Estamos celebrando crescimento, compromisso e a transformação real da saúde pública. Gostaria de agradecer especialmente aos enfermeiros supervisores e preceptores que acompanharam nossa turma. Vocês foram guias, apoiadores e referências técnicas e humanas ao longo de toda a formação. Transformaram conhecimento em prática, teoria em compreensão e incertezas em segurança. Sem o trabalho dedicado de vocês, nenhum de nós estaria aqui hoje. Parabéns a todos os preceptores que, além de suas atribuições diárias na Secretaria da Saúde, se dedicaram a nos ensinar e a multiplicar esse saber”.