“Quando meu marido olhou para o Scooby, já falou logo: é ele”. Interessados em adotar mais um membro para a família, Jorge e Vicentina de Oliveira estavam em busca, há mais de um mês, de um cachorrinho que preenchesse o lar de amor. O casal percorreu várias ONGs da Baixada em busca do companheiro perfeito, mas foi no Evento de Adoção organizado pela Secretaria de Bem-Estar Animal de São Vicente (Sebem), realizado na Praça Barão do Rio Branco (Centro), que encontraram o "vira-latinha" de quatro patas e semblante simpático que conquistou seus corações.
Scooby - nome escolhido pelos netos do casal que moram em Portugal - foi um achado raro para os avós: "Todas as vezes que eu ia a eventos, nunca conseguia adotar, pois os cãezinhos já tinham conseguido encontrar um lar; mas desta vez havia três, e conseguimos encontrá-lo lá. Foi algo especial", conta Jorge.
"Quando meu marido olhou para o Scooby, já falou logo: é ele", relata Vicentina. "Não olhou para os outros cachorros, apenas para ele. Foi amor à primeira vista".
Jorge e Vicentina já têm uma longa história de amor com animais de estimação: "A nossa relação com os cachorros é de uma paixão inexplicável. Durante esses mais de 40 anos, nunca conseguimos ficar sem um animal de estimação em casa. Como só moramos eu e meu marido em casa, os bichinhos são companhias para nós”.
Assim como aconteceu em sua história, Vicentina relata a importância de eventos como esse. "É de extrema importância ações de adoção de animais, porque tem muitos animais na rua. É inadmissível vê-los nessa situação, porque às vezes eles são maltratados por viverem na rua. Adotar é um gesto de amor e respeito".
Os eventos de adoção são ações da Sebem promovidos regularmente, com o objetivo de encontrar lares para animais abandonados — iniciativa que vai ao encontro do Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado em 4 de abril e que visa chamar atenção para a situação dos animais nas ruas.
Por: Luis Gomes