Espalhando o clima natalino por toda a escola, os alunos da AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu) se uniram em prol do amor pelo teatro e realizaram, na tarde desta sexta-feira (5), uma peça musical especial de fim de ano. Nomeado “Jesus: Promessa da Salvação”, o espetáculo foi dividido em atos que relembraram elementos tradicionais das narrativas natalinas, conduzidos de forma lúdica pelas 17 turmas participantes.
A apresentação dá continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano nas aulas de teatro, nas quais os estudantes exploraram criação de personagens, construção de narrativas, expressão corporal e comunicação.
“Ao longo desse ano, pudemos aprender todas as etapas de uma produção de teatro, inclusive, cinema. E nada melhor do que finalizar usando uma história universal, com relevância para a humanidade, para integrar esse conhecimento. Muitos chegam com uma certa timidez e, através da encenação, acabam se soltando e descobrindo várias potencialidades”, explica o professor de teatro Tiago de Oliveira Silva Gonçalves.
Para as estrelas desse espetáculo, os alunos da unidade, a oportunidade de participar das aulas de teatro e estar em uma peça é um momento de aprendizado e diversão. “Gosto muito de entrar e interpretar, sou eu que conto quando Maria e José vão para Belém e o motivo da viagem. Gosto muito de decorar meu texto, acho muito legal. Fazendo as aulas senti que melhorei bastante, aprendi a falar mais devagar e lembrar das falas”, pontuou Emanuele Alves Souto, do 5º Ano.
As espectadoras (famílias) também acompanharam de perto a evolução das crianças. Para Claudia Ferreira, mãe de Benício e de Bernardo do 1º e 3º ano, a prática cênica trouxe confiança e desenvoltura:
“Ajuda bastante, porque muitos chegam muito tímidos. Com o teatro, eles vão se soltando e descobrindo várias habilidades”.
“Ver 17 turmas unidas em um único projeto mostra a força da arte na escola. O teatro trabalha comunicação, sensibilidade e segurança, valores importantes para a formação integral dos nossos alunos”, comenta a diretora escolar, Roberta Lima.