As creches da rede municipal de ensino foram tomadas por cores, música e muita animação nesta semana com o personagem musical Homem Sonoro, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) e o Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (IGEVE). A atividade contou com a participação de crianças do Maternal II e da Fase I, que se divertiram ao som de tradicionais marchinhas de Carnaval, apresentadas por um músico fantasiado com diversos instrumentos musicais.
Além de entreter os pequenos, a ação estimula a interação social, a criatividade e o contato com a cultura popular brasileira. De acordo com a assessora pedagógica das creches, Polyana Paula dos Santos Alexandre, a atividade faz parte do calendário pedagógico, que utiliza a arte e a música como ferramentas de desenvolvimento na primeira infância.
"Trabalhar com as marchinhas de Carnaval nas escolas de educação infantil é uma maneira lúdica e envolvente de promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a criatividade, a socialização e o aprendizado", explicou.
A atendente da Creche Tio José, Natalia Mota Ribeiro, destacou os benefícios no desenvolvimento infantil. "A música tem um papel fundamental, pois é através dela que as crianças começam a descobrir o mundo. Elas prestam atenção, observam os sons e assimilam novos conhecimentos de maneira divertida", afirmou.
Homem Sonoro - Carregando oito quilos de instrumentos musicais, José Roberto Freire Barbosa, o Zerobeto, 47 anos, se transforma no bloco de um homem só, tocando tudo simultaneamente. “Com o pé esquerdo eu bato o bumbo, que tem o som grave; com o pé esquerdo, aciono a caixa, de som agudo; os chocalhos ficam nos pulsos e nas canelas, enquanto o prato está nas costas”, conta ele para a plateia infantil, ainda carregando nos braços um banjo.
De maneira lúdica e com participação empolgada dos alunos, Zerobeto incorpora o Homem Sonora e pede coro com as marchinhas, levando ainda mais alegria e aprendizado aos pequenos.
Por - Samanta Mercadante e Renato Pirauá