Merendeira da UE Pastor Joaquim tem amor como 'ingrediente secreto' para alimentar alunos

Na data de comemoração à profissão, Fernanda Sant'ana recordou passos da sua trajetória

Compartilhe!

1 curtiu
Cozinhar vai muito além de um ato necessário para sobrevivência. É um gesto de amor ao próximo. Esta quarta-feira (30) é totalmente dedicada às pessoas que, diariamente, saem cedo de suas casas, guardam consigo os problemas e levam apenas alegria e carinho para as crianças: as merendeiras escolares.
 
Por trás das toucas e dos aventais, há um coração imenso e muita energia. Em São Vicente, Fernanda Sant'ana é uma verdadeira representação da conhecida frase 'Cozinhar é um ato de amor'. Há 16 anos como merendeira, seis deles na Rede Municipal, onde atua na Unidade Educacional (UE) Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Cidade Náutica), ela sai de casa cedinho diariamente para transformar vidas através do seu talento na cozinha. "Me sinto totalmente preenchida. Eu estou onde queria estar. Minha maior satisfação é ver as mesas e os pratos todos cheios e as crianças felizes".
 
Em sua trajetória, ela coleciona abraços, carinhos e emoções; demonstrações de amor que fazem ter a certeza de que está no melhor lugar possível. "Aqui é minha casa, onde me sinto bem. Quando você cozinha para crianças, acaba sendo um pouco mãe de cada uma". 
 
Infelizmente, em muitos casos no Brasil, a merenda escolar é a única refeição do dia a dia na vida da criança. Um exemplo é a pesquisa 'Conta pra Gente Estudante', realizada no início de 2023, apontando que 56% dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro têm na escola a principal ou única refeição do dia. "Isso nos atribui uma responsabilidade ainda maior para alimentá-los com carinho".
 
Inspirada no sorriso estampado nos rostos de cada pequeno ao se deparar com o prato cheio, ela definiu em poucas palavras o ato de cozinhar para uma criança: “É poder transmitir um pouquinho do meu amor para cada um. É minha vida". 
 
Fernanda concluiu mandando um recado a todas as merendeiras de São Vicente e do Brasil: "O bom humor é o maior segredo. Nunca venho trabalhar de mau humor. Tudo é reflexo da nossa entrega".
 
Dia da Merendeira Escolar - Comemorada em 30 de outubro, a data tem como finalidade enaltecer o papel das profissionais que prezam pela segurança alimentar e o bem-estar dos alunos. Em São Vicente, os mais de 40 mil estudantes da Rede Municipal possuem acesso a merenda de qualidade nas escolas onde estudam.

Álbum de Fotos